Desafios da profissão de Ortoprotesia

O Ortoprotésico é um profissional de saúde que tem como função estudar, construir, adaptar e aplicar dispositivos biomecânicos a utentes com amputação ou ausência congénita dos membros (Próteses/Ortopróteses) ou deficiência funcional total ou parcial (Ortóteses), de forma a facilitar a sua reabilitação e inserção sócio- profissional com as devidas implicações na sua qualidade de vida.

Esta atividade contempla não só o diagnóstico individualizado, como a intervenção no seu espaço físico (social e profissional), no sentido de ser executado o estudo, aconselhamento e adaptação de ajudas técnicas com o intuito de adaptar locais de trabalho, reduzir ou eliminar barreiras físicas e arquitetónicas de acordo com a sua deficiência. 

Nos 2 casos aqui apresentados, houve a construção de produtos personalizados, apos a tiragem de um molde. 

1o desafio 

 Exemplo de um hallux varus que necessita de uma ortótese por medida. Esta deve promover o melhor alinhamento possível, minorar a deformidade, aliviar as pressões, evitar feridas e deve ser confortável.

 



2o desafio 

 

Exemplo de uma Neuroartropatia de Charcot do Pé Diabético.

Foi realizado calcado por medida, com palmilhas personalizadas para acomodar a deformidade óssea e alivar os pontos de pressão.

Pode contar com o trabalho técnico das ortoprotésicas da Ortopedia Passo Real / OrtoBelém. Por si queremos fazer mais e melhor.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *